Gestão de pessoas ainda é o principal desafio para o mercado
Sob a ótica constante de mudança, seja tecnológica ou das novas gerações de profissionais, uma boa especialização baseada na vivência é a melhor saída, apontam os especialistas.
Por Pedro Edson Constant, jornalista
(pedroedsonconstant@ig.com.br)
Qual seria a aposta dos gestores para os desafios do mercado?
Como os profissionais, novos ou de carreira consolidada, estão posicionados no dia a dia de gestão de processos? O que o mercado busca?
Para alguns especialistas, apesar de toda a inovação imaginável, gerir pessoas ainda é o principal desafio para as empresas, num mundo em mudança permanente, não apenas tecnológica, mas de inserção de novos profissionais de gerações opostas. As novas ferramentas de gestão de processos conseguem ser absorvidas pelos gerentes, mas a aplicação requer profissionais capacitados. Um ponto considerado frágil é o atendimento, base de tudo, campo de linha de frente para uma empresa.
A professora de cursos de extensão e MBA de gestão de processos e gerenciamento de projetos, Cláudia Barbará, mestre em Engenharia de Produção pela PUC Rio e titular da Zada Consultoria, observa que vivemos numa fase onde existe uma revolução no conhecimento que deve contribuir para uma convergência cultural, através dos avanços tecnológicos e dos meios de comunicação em massa.
“Esse movimento, por si só, está no epicentro das mudanças de paradigma que estamos vivenciando e de maneira mais acelerada. O mundo digital trouxe uma nova identidade: é uma experiência cibernética e globalizada que destoa de hábitos e padrões da velha geração. Mas no ambiente corporativo, a convergência é uma necessidade. Não dá para reescrever tudo do zero e ignorar conhecimentos adquiridos. É ai que entra a velha geração. Como também não se sustentam mais empresas que preferem acreditar na sua antiga fórmula do sucesso”
.
Cláudia, que também é autora do livro “O Lado Positivo de uma Experiência Difícil” em projeto de publicação, que trata sobre escolhas organizacionais, acrescenta:
“A gestão corporativa orientada a processos, é uma abordagem que promove excelência operacional; mas a visão holística é fundamental e, para tanto, precisa de pessoas capazes de promover o aprendizado organizacional, com atitude, liderança e capacidade de correr riscos”
– finaliza.