Quais as competências que o profissional do futuro precisa ter? Em um ambiente de negócios marcado pela velocidade das mudanças, pelas incertezas, pela complexidade, e pela inovação amparada em tecnologias avançadas, fica presente e oportuna uma indagação acerca de quais serão as competências que farão frente ao futuro contexto de trabalho.

O Atual cenário Corporativo

O atual cenário corporativo – mutável e dinâmico, em contraposição a um modelo de negócio plácido e de desafios lineares que não mais ecoa – fomenta a busca de alternativos repertórios de conhecimento que se prestem a fazer frente a este contexto em ebulição. As atuais competências de negócios e as que até então recebiam destaque serão efetivamente repaginadas. Assim, quais então as competências que o profissional do futuro precisa ter? Não mais cabe se ancorar com relativa exclusividade nas habilidades técnicas e especializadas, sempre oportunas, e que deverão ser mescladas com outras de natureza menos tangível e mais subjetivas ao prisma cartesiano do saber. As habilidades técnicas deverão, pois, ser vigorosamente acompanhadas por outras associadas ao relacionamento interpessoal, considerando, em seu bojo, sua perspicácia de integração e o saber lidar com pessoas.

Soft Skills

Estas habilidades comportamentais – as chamadas soft skills – ocuparão posição de destaque, à medida que a capacidade para se relacionar e interagir com as pessoas justifica o princípio da complementariedade, e estimula adaptações rápidas e tempestivas a um contexto organizacional em constante mutação e renovação, cenário da chamada era da Quarta Revolução Industrial. É a moderna necessidade de se traçar conexões entre pessoas que estimula o apelo pelas competências relacionais. São as competências relacionadas ao saber lidar com pessoas que permitirão encontrar respostas e soluções para os problemas práticos ensejados pelo atual contexto dos negócios e presentes na lista de dilemas corporativos que precisam ser enfrentados.

O Futuro Já Chegou!

Ocorre que o futuro já está aqui! Portanto, um olhar crítico ao tema é ingrediente estratégico para o profissional do presente. De acordo com relatório produzido pelo último Fórum Econômico Mundial, em sua discussão sobre trabalho, as 10 competências que todo profissional do futuro irá precisar, independentemente de sua indústria de atuação, para estar aderente às novas demandas de negócios são: Criatividade, Inteligência Emocional, Pensamento Analítico, Capacidade de Aprender, Tomada de decisão, Comunicação Interpessoal, Liderança Inspiracional, Trabalho com equipe diversificada, Habilidade com a Tecnologia e Resiliência. Dar atenção às habilidades com as pessoas parece ser fator crítico de sucesso para o trabalho do futuro. Neste sentido, assegurar o bom desenvolvimento da capacidade de liderança e de comunicação, dentro de uma atmosfera de trabalho em equipe, é imperativo frente ao contemporâneo contexto de gestão e estratégico para ampliar o leque de conexões e interações entre as pessoas. Um desafio nada simples, porém oportuno e prudente que seja superado. Mesmo porque, o futuro está presente!

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AUTOR: RENATO CUENCA, MSC, MENTOR de EXECUTIVOS E DE CARREIRA, PROFESSOR da Puc-Rio e da Escola Nacional de Seguros, E CONSULTOR EM GESTÃO E RELACIONAMENTOS CONSUMERISTAS

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